PESQUISAR

7 de abril de 2011

Parte 1 - Deixe seu Windows mais rápido! Saiba como eliminar a lentidão do PC

Olá amigos!

Peço desculpas antecipadamente porque não estou postando como costumava fazer antes. Tempos atrás fazia postagens pelo menos duas vezes por semana. Hoje em dia não chega a 3 ou 4 por mês. O motivo? Família, trabalho, estudo; só para citar alguns.
Mas, como diz um amigo Curitibano, "vamos tocar o barco gurizada".

Hoje, lanço para vocês um roteiro completo sobre como eliminar lentidão generalizada em PCs. Quando digo "generalizada", quero dizer lentidão total e sob qualquer circunstância, seja ao acessar à internet, seja ao trabalhar no Excel, jogando o Paciência Spider, conversando no Windows Live Messenger, etc. Resumindo: lentidão absoluta!


Lembretes importantes:
  • Faça todos estes procedimentos estando logado como Administrador ou com uma conta que pertença ao grupo (local ou de domínio) Administradores.
  • Execute os procedimentos na ordem descrita abaixo. Por exemplo: Não desfragmente antes de executar o Advanced System Care, etc. 
  • Antes de executar os passos deste tutorial, pergunte-se:
    • Existe algum processo consumindo infinitamente mais de 30% de CPU?
    • Existe algum processo consumindo memória RAM em excesso?
Caso uma ou duas respostas sejam afirmativas, nada adiantará aplicar os procedimentos deste tutorial sem resolver antecipadamente as questões mencionadas. Nesse caso, que tal dar uma olhada no tutorial abaixo e veja se a dica se enquadra em seu problema: 



Antes de qualquer coisa acesse CTRL + ALT + Delete  –  Gerenciador de tarefas  –  Desempenho. Em “Uso de CPU” verifique se o consumo está abaixo de 10% e se em “Memória física (KB)”razoável quantidade de RAM disponível.



Conforme pode ser comprovado em "Uso de CPU", o processador está trabalhando abaixo de 10%. Quanto a "Memória", embora 1,11GB estejam ocupando a mesma, o computador ainda possui 2183 MB disponíveis (Memória Física (MB)), ou seja, ainda há bastante RAM para ser utilizada. Aparentemente este computador está apto para a aplicação destes procedimentos.
Clique na imagem acima para ampliar

Caso esteja "tudo nos conformes" siga em frente com este tutorial.

Observação importante:
Antes de qualquer coisa, faça um backup do registro como administrador local para garantir que, caso aconteça algo errado, você tenha a opção de restaurar a cópia do registro previamente salva.


Como fazer o backup do registro
Dê uma olhada na página abaixo e procure pelo título: "Como fazer backup do registro"

Corrigindo o problema: "A Janela Pesquisar sempre abre quando clico duas vezes sobre qualquer pasta"


Como restaurar o backup do registro (
Se for necessário, é claro)


Dê uma olhada na página abaixo e procure pelo título: "Como restaurar o backup do registro"

Corrigindo o problema: "A Janela Pesquisar sempre abre quando clico duas vezes sobre qualquer pasta"



Corrija possíveis erros lógicos no disco rígido


Com o tempo, erros lógicos no HD podem ocorrer sem necessariamente que você perceba imediatamente. Talvez um dos "sintomas" deste tipo de problema seja justamente a lentidão.

Verifique o tutorial abaixo e procure por CHKDSK.

OBS: Embora a dica a seguir seja para Windows XP/Server 2003, os procedimentos são similares para Windows 7.


Parte 2 - Como trazer seu Windows XP & Server 2003 de volta à vida (FIXBOOT e CHKDSK)


Otimizando o Windows - Recursos Visuais


Se você prefere desempenho ao invés de uma boa aparência e efeitos visuais, faça conforme abaixo:
Obs: Em geral a melhora no desempenho é perceptível.

Windows XP


1.
Em seu teclado, acione o botão com a logomarca do Windows (Windows Key) + a tecla Pause/break

2. Acesse o caminho: Avançado - Desempenho - Configurações

3. Em Efeitos visuais, marque a opção “Ajustar para obter um melhor desempenho

4. Se desejar que o seu Windows não fique tão "sem graça" deixe apenas marcada a opção "Usar estilos visuais em janelas e botões". Mas tenha em mente que a melhora não será tão significativa.

5.
Clique em Aplicar, OK e OK novamente.



Windows 7

1.
Clique no menu Iniciar - Pesquisar programas e arquivos.

2.
Em "Pesquisar programas e arquivos" digite aparência.

3.
Clique em "Ajustar a aparência e o desempenho do Windows".

4.
Marque a opção "Ajustar para obter um melhor desempenho"

5. Se desejar que o seu Windows não fique tão "sem graça" deixe apenas marcada a opção "Usar estilos visuais em janelas e botões". Mas tenha em mente que a melhora não será tão significativa.

6.
Clique em Aplicar e OK. 


Neste exemplo, eu mantive a opção "Usar efeitos visuais em janelas e botões" habilitado
Clique na imagem acima para ampliar


Otimizando o Windows - Inicialização



À medida que novos programas vão sendo instalados, a maioria destes instalam secretamente atalhos para serem automaticamente inicializados juntamente com o Windows. Com o passar do tempo, ícones desses aplicativos ficam alojados na bandeja do sistema (onde reside a hora do Windows - canto inferior direito). Outros nem ali aparecem.

O grande problema referente a esses softwares é que ambos consomem processamento para serem carregados em memória durante a inicialização e a própria RAM em si que fica cada vez mais sobrecarregada e com isso, o PC se tornará cada vez mais lento, tendo em vista que a CPU passará a requisitar mais memória virtual (espaço livre do disco rígido), que evidentemente é lenta comparada à memória principal (RAM).


Não é necessário que programas, tais como Nero, Real Player, Quick Time, Windows Live Messenger e muitos outros sejam inicializados durante o processo de carregamento do sistema. Mas você deverá ter discernimento para saber qual aplicativo deve ser desativado. Por exemplo: Seria prudente desativar a inicialização automática de seu antivírus? É claro que não!

Como então podemos desativar os atalhos destes programas? 

 1. Clique no menu Iniciar - Executar (para Windows XP e Server 2003) ou em Iniciar - Iniciar Pesquisa (para Windows Server 2008). Para Windows 7 clique no menu Iniciar - Pesquisar programas e arquivos.

2. Digite msconfig e depois Enter.

3. Clique na guia Inicializar (Windows XP / Server 2003) ou na guia Inicialização de Programas (Windows 7 / Server 2008).

4. Desmarque todos os aplicativos desejados. Nunca desmarque a opção ctfmon (Windows XP) ou Sistema Operacional Microsoft® Windows® (Windows 7). Da mesma forma, não desmarque o item (ou itens) que corresponde ao seu antivírus. Note que na imagem abaixo o atalho correspondente a solução Avira Antivir não foi desmarcada, bem como outros que também não foram desativados devido a sua importância. Um deles é a aplicação referente à placa de vídeo ATI (Catalyst Control Center).

Clique na imagem acima para ampliar
Ainda na imagem acima, verifique que existe um item "sem nome". Sempre desconfie disto, pois geralmente se trata de um atalho para carregar um malware (vírus, spywares, keyloggers, etc). Nesse caso, desmarque sem misericórdia!


Espero ter contribuído com mais este conhecimento!

Este post lhe foi útil? Então não deixe de postar o seu comentário. Ele é muito importante!

4 comentários :

Nos comentários poderão existir informações que poderão lhe ajudar a resolver seu problema.