PESQUISAR

9 de agosto de 2010

Piriform Defraggler - Excelente software para desfragmentação de disco

Como ainda estou sem tempo para postar matérias mais complexas, decidi postar sobre um software que me surpreendeu semana passada. O computador que utilizo aqui na empresa onde trabalho estava muito lento e como teste decidi executar este software. E não é que meu computador ficou consideravelmente mais rápido!? E o melhor de tudo: O software é gratuito!

Eu particularmente gostei dele porque o mesmo possui características bem interessantes. Por exemplo: Com ele você pode desfragmentar pastas e arquivos específicos, fazer com antecedência uma verificação de erros no sistema de arquivos do disco, executá-lo em segundo plano, agendar desfragmentação ou desligamento do computador, etc.

Executando o Piriform Defraggler

O Piriform Defraggler pode ser baixado aqui.

1- Na janela do software, verifique que na parte de cima, estão localizados um ou mais volumes existentes em seu computador.

Janela do Defraggler
Janela do Defraggler
Clique na imagem acima para ampliar

2- Clique com o botão direito do mouse sobre o volume/partição desejado e em seguida clique na opção Analisar volume. Será realizada uma verificação do mesmo a fim de identificar o percentual de fragmentação de sua unidade. O resultado é mostrado abaixo:
Conforme pode ser observado, existe a necessidade de executar uma desfragmentação de disco
Conforme pode ser observado, existe a necessidade de executar uma desfragmentação de disco.
Clique na imagem acima para ampliar

3- Agora clique com o botão direito do mouse sobre o volume analisado e depois clique sobre Desfragmentar volume.

clique sobre Desfragmentar volume
Clique na imagem acima para ampliar

Algumas particularidades interessantes do Defraggler
  • Após executar o passo dois, Você tem a opção de clicar na guia Lista de arquivo(s). Notará uma lista contendo todos os arquivos fragmentados do volume verificado. Você tem a opção de marcar a pequena caixa (checkbox) ao lado da coluna Nome do arquivo para selecionar todos eles ou você pode escolher apenas clicar em arquivos específicos para serem desfragmentados, o que evidentemente reduzirá o tempo de execução da desfragmentação. Em seguida clique no botão Desfragmentar marcado(s).
  • Se desejar, clique no menu Configurações - Prioridade - Plano de fundo para que o desempenho de seu computador não seja afetado durante a desfragmentação.
  • Se for necessário programar o Defraggler para automaticamente desligar seu computador após o término da desfragmentação, clique no menu Configurações - Desligar após Desfragmentar.
  • Para agendar uma desfragmentação clique em Configurações - Opções. Em seguida, clique na guia Agendamento. Em dispositivo selecione o volume desejado. A seguir marque a opção "Agendamento de desfragmentação para o volume escolhido". Em Período, selecione o tipo de agendamento (único, diário, semanal ou mensal.).

Espero ter contribuído ao seu conhecimento.

Este post lhe foi útil? Então não deixe de postar o seu comentário. Ele é muito importante!

Veja também:

2 comentários :

  1. Excelente desfragmentador
    Não tinha ideia de quanto espaço em disco eu podia ganhar... No meu caso desfragmentei e ganhei 10Gb.
    Valeu

    ResponderExcluir
  2. Fico contente que você tenha gostado! Realmente este software me surpreendeu. Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir

Nos comentários poderão existir informações que poderão lhe ajudar a resolver seu problema.