PESQUISAR

3 de maio de 2010

Parte 1 - Como trazer seu Windows XP & Server 2003 de volta à vida (Última Configuração Válida)

Trataremos hoje do seguinte assunto: Recuperação de Falhas do Sistema Operacional.

Bom, imagine a seguinte cena: você tem um trabalho muito importante da faculdade para terminar e amanhã é o prazo final para apresentá-lo. Você acabou de chegar em casa. São exatamente 22:00 horas. Você liga o computador e uma medonha tela aparece! A terrível BLUE SCREEN OF DEATH; também conhecida como "Tela Azul da Morte"! Com isso você nota que o Windows não pode mais ser  inicializado. E agora? O que fazer? Formatar a esta hora da noite?
Esteja certo (a) de uma coisa. Dependendo do tipo de problema, é possível que a execução de apenas um único recurso resolva a situação.

O mesmo se dá com um servidor numa empresa. Visto que um verdadeiro servidor foi projetado para trabalhar sete dias por semana, 24 horas por dia; ele não pode ficar "parado" por muito tempo ao sofrer uma falha. Daí a necessidade de conhecer os procedimentos envolvidos na recuperação desses "desastres". Formatar, instalar o Windows, os drivers, os softwares e os serviços do servidor; todo este processo é muito demorado e deve ser executado somente em último caso.

Principais procedimentos relacionados à recuperação de falhas:

OBS: Realize os procedimentos nesta ordem
  1. Última configuração válida
  2. Console de recuperação
  3. Reparação do sistema

Última Configuração Válida

Se você realizou alguma alteração no sistema como, por exemplo, a instalação de um driver de dispositivo, e logo depois disso observa-se que o Windows não consegue ser inicializado, execute a Última Configuração Válida. Este recurso armazena as configurações do sistema desde a última vez que você efetuou logon no Windows. Em outras palavras, se você conseguiu "entrar" no Windows normalmente pela última vez, depois disso você realizou alguma alteração indevida e em seguida nota-se que o Windows não inicializa mais execute a Última Configuração Válida, pois as configurações salvas desde a última inicialização com êxito no sistema serão carregadas. Este recurso é útil quando após a instalação de algum driver, serviço ou atualização, o sistema operacional não consegue mais ser carregado.

Para executar a Última Configuração Válida faça o seguinte:

1. Logo após iniciar o computador pressione a tecla F8 várias vezes até surgir esta tela:

Menu de opções avançadas do Windows
(Clique na imagem para ampliar)

2. Selecione Última configuração válida e pressione Enter.

3. Verifique se agora o Windows XP/Server 2003 pode ser inicializado normalmente.

No próximo post vou explicar o uso do Console de Recuperação.

Até a próxima!

Este post lhe foi útil? Então não deixe de postar o seu comentário. Ele é muito importante!



    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    Nenhum comentário :

    Postar um comentário

    Nos comentários poderão existir informações que poderão lhe ajudar a resolver seu problema.